sábado, 16 de janeiro de 2010

A Soberba Precede a Ruína

A Soberba Precede a Ruína
Texto: II Crônicas 32:24-31

Ezequias foi o 13º Rei de Judá, filho de Acaz e de Abia, teve um reinado abençoado por ter tido uma vida poderosa em oração, adquirindo um relacionamento crescente com Deus. Assim Deus ia lhe abençoando.
A Bíblia descreve Ezequias como um homem que teve intimo relacionamento com Deus. Ele reformou a casa de Deus, acabou com os ídolos, altares de deuses pagãos até a serpente que Moisés levantou no deserto como símbolo da presença de Deus foi destruído por ter si tornado um símbolo de adoração.
Ouve um reavivamento em Judá, Ezequias restabeleceu o culto a Deus, muitos traziam presentes a Deus e coisas preciosas para Ezequias, pelo grande livramento que Deus havia dado ao povo, assim foi Ezequias exaltado perante a nação. II Cron. 32:23.
Naqueles dias adoece Ezequias e chegando-se a ele o profeta Isais lhe transmite um recado de Deus
- Isaias 38:1-8 / II Reis 20
_ POEM EM ORDEM TUA CASA PORQUE MORRERÁS E NÃO VIVERAS.

Diante desta palavra Ezequias humilhou-se e buscou a Deus, Deus ouviu sua oração e o Abençoou, acrescentou-lhe mais quinze anos de vida, como um sinal de cura Deus deu a ele livramento das mãos de Senaqueribe rei a Síria (IICron. 32:22).

Ezequias parece ser um homem que gosta de ser agradado, bajulado, adquiriu riquezas, honras em abundancia EXALTOU-SE em seu coração deixando Deus em segundo plano, não reconhecendo os cuidados de Deus.

Quando Merodaque-Baladã ouviu dizer que Ezequias tinha sido curado enviou carta e presente, Ezequias se agradou de toda esta bajulação e permitiu que os mensageiros entrassem no seu reino para ver toda a riqueza na qual Deus havia lhe concedido, (II Reis 20:12-13 / Isaias 39).

No texto que lemos IICron. 32:31 Deus desamparou Ezequias para ver o que se passava no seu coração; Havia SOBERBA E ALTIVES DE ESPIRITO.

Ezequias não reconheceu diante dos embaixadores da Babilônia que os acontecimentos na vida dele deveriam ser para a HONRA E GLORIA DE DEUS, tomando para si mesmo a glória que deveria ser dada a Deus.

Prov. 16:18 – A soberba precede a ruína e altivez de espírito precede a queda

Quando Isaias perguntou o que os embaixadores viram na casa de Ezequias, ele respondeu:
- Viram tudo o que há nos MEUS tesouros.

Conclusão:
Soberba, Orgulho, Altivez de espírito.
Estes não dão á devida atenção às suas debilidades e não se preocupam em enxergar antecipadamente as suas pedras de tropeço, pensam que estão acima das outras pessoas assim enganam-se facilmente provocando a sua própria ruína.
precisamos reconhecer que sem Deus nada somos e nada podemos fazer.

I Pedro 5:6 / Tiago 4:6

2 comentários:

Unknown disse...

Paz amado pastor Rubens...tremendo esse topico...infelizmente em nosso meio há mtas pessoas dessa forma,tomando p si a glória q pertence ao nosso lindo Deus...se esquecem de que sem Deus nada somos e nada podemos fazer...q Deus possa abrir a mente e os olhos de todos e não deixe a soberba nem a altivez ter espaço em nossas vidas...estejamos sempre atentos...
q Deus continue te abençoando e te usando p glória do nome d'Ele..paz seja contigo..

Pr. Rubens disse...

Paz minha irmã.
obrigado pelo seu comentário, Deus continue abençoando vc e sua familia.
Toda a Honra, Glória e Adoração é destinada ao senhor Nosso Deus criador dos Céus e da Terra. Felicidades.