HISTÓRIA DA IGREJA QUADRANGULAR

O EVANGELHO QUADRANGULAR


Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente. (Hebreus 13:8)

Introdução

Muitas pessoas podem nos interrogar acerca do significado do nome EVANGELHO QUADRANGULAR.

Preparamos esta lição para que você aprenda o significado desta expressão, como surgiu, quais são as principais doutrinas chamadas Doutrinas Cardinais do Evangelho Quadrangular.


I – O Evangelho quadrangular

Nasceu no Coração de Deus

Antes da fundação do mundo, o Evangelho Quadrangular nasceu no coração de Deus, pois o Cordeiro de Deus foi morto desde a fundação do mundo (Apocalipse 13.8). Antes do homem ser criado, Deus já sabia de antemão que a humanidade cairia no pecado, portanto, Deus já havia planejado o Plano de Salvação, mesmo antes da criação.

Deus colocou o homem no paraíso para ter vida abundante, em comunhão com o Criador, mas, ao pecar, o homem perdeu esta vida abundante, atraindo para si as maldições, inclusive a morte, maldições estas que atingiram também a natureza (Gênesis 3.16-19).

Portanto, Deus não foi pego de surpresa pelo pecado de Adão. A Trindade Divina, já havia feito o plano para a redenção do homem, antes mesmo de cria-lo. O Criador já havia preparado as provisões para as quatro necessidades básicas do homem: salvação, ressurreição cura e vida eterna. E somente através de Jesus Cristo estas quatro necessidades podem ser supridas.

A Trindade Divina determinou que o ministério terreno de Jesus Cristo tem quatro aspectos principais: Salvação, Batismo no Espírito Santo, Cura Divina e Segunda Vinda de Cristo para dar a vida eterna.


 
Cristo morreu na cruz, derramando Seu sangue para salvar nossa alma, ressuscitou ao terceiro dia para vivificar o nosso espírito através do Espírito Santo; também “tomou sobre si as nossas dores e doenças, para que por suas chagas sejamos curados, e por fim, ele voltará para nos dar vida eterna.


Este plano completo de Salvação em Cristo foi revelado através das Escrituras, desde o livro de Gênesis até o Apocalipse. É um plano completo, revelado no Evangelho completo: O Evangelho Quadrangular.

Para decorar:

O Evangelho Quadrangular é o Evangelho ou doutrina que nos dá preceitos espirituais e conhecimento verdadeiro de nosso glorioso Senhor Jesus Cristo, a mais formosa mensagem do mundo, apresentando algo de excepcional e que nos vem satisfazer aos mais altos anseios espirituais.

O Evangelho Quadrangular foi revelado nitidamente no Tabernáculo construído por Moisés, sob instrução divina (Êxodo capítulos 25 ao 31). Depois, foi revelado ao Profeta Ezequiel na visão dos quatro rostos de querubins.

II – O Evangelho Quadrangular nos Últimos Tempos

Como demonstrado acima, o Evangelho Quadrangular nasceu no coração de Deus e foi revelado através das Escrituras Bíblicas. E nos últimos dias, isto é, nestes fins dos tempos, o Evangelho Quadrangular veio por iluminação divina a uma Evangelista chamada Aimee Semple McPherson em 1.922 em Oakland.

Deus mostrou a Aimee o significado destes quatro rostos que foram revelados através do profeta Ezequiel. Nestes quatro rostos estão revelados os quatro aspectos do ministério do Senhor Jesus Cristo
"A forma de seus rostos era como a de homem;
à direita os quatro tinham rosto de leão; à esquerda,
rosto de boi; e também rosto de áquia todos os quatro".
(Ezequiel 1:10)

No ano de 1.922, em Oakland, Califórnia, nos Estados Unidos, a Evangelista Aimee Semple McPherson estava realizando uma conferência sobre a visão de Ezequiel para uma grande platéia de pastores e líderes de diversas denominações. Durante aquela conferência, Aimee, enquanto falava da gloriosa visão celestial de Ezequiel capítulo um, cheia do Espírito Santo, ela contemplava em espírito a revelação do Onipotente. Foi então que percebeu nos quatro rostos, as quatro fases do Evangelho de Jesus Cristo.

Ela viu no rosto de homem o varão de dores morrendo na cruz; no rosto de Leão, viu Jesus, o poderoso Batizador no Espírito Santo. No rosto de boi ela viu Jesus como aquele que carregou nossas dores; e no rosto de águia, contemplou Jesus, o Rei que há de vir para arrebatar a Igreja.

Foi então que Aimee Semple McPherson gritou: É um evangelho completo, perfeito! É o Evangelho Quadrangular”.


                                                
Missionária Aimee Semple McPherson, a mulher que recebeu
de Deus a iluminação do Evangelho Quadrangular,
e fundou a Primeira Igreja Internacional do
Evangelho Quadrangular em Los Angeles.

A Igreja Internacional do Evangelho Quadrangular nasceu através do ministério da Missionária Aimee Semple McPherson, mas a mensagem Quadrangular nasceu no Coração de Deus e já estava revelada na Bíblia.

Como organização, a Igreja do Evangelho Quadrangular tem o objetivo de proclamar a experiência e prática da mensagem Quadrangular, recuperando para o Corpo de Cristo, hoje, todos os benefícios e bênçãos desfrutados pela Igreja Primitiva apostólica.

Por cerca de quatorze anos, a Miss. Aimee proclamou a Mensagem Quadrangular, quando, repentinamente recebeu como revelação do Espírito Santo o termo QUADRANGULAR para descrever o Evangelho do Senhor Jesus Cristo. Trata-se certamente do reconhecimento de Jesus Cristo como resposta a toda necessidade do homem. A inspiração veio-lhe quando Aimee estava em Oaklande, Califórnia, em fins de julho de 1.922, durante uma campanha de reavivamento nos Estados Unidos. Ela estava pregando em uma grande tenda de lona para uma grande congregação de pastores e líderes de diversas denominações. Todos estavam atentos à mensagem que Aimee estava pregando sobre Ezequiel 1.10.

Foi assim que o nome Evangelho Quadrangular veio por inspiração à Miss. Aimee, quando ela pregava naquela tenda pra cerca de oito mil pessoas dentro e grandes multidões que estavam ao redor da tenda lotada.



 O Evangelho Quadrangular, portanto, sempre existiu na Bíblia. Não é uma nova mensagem, mas a mesma mensagem que está nos livros dos quatro evangelistas bíblicos: Mateus, que apresenta Jesus Cristo como o Rei que há de vir; Marcos, que apresenta Jesus como o Servo; Lucas, que apresenta Jesus Cristo como o Filho do Homem; e João, que apresenta Jesus como o Filho de Deus.


III – A Mensagem Quadrangular


O Evangelho Quadrangular é a mensagem que apresenta:

1. Jesus Cristo, o Salvador

Ele é o Salvador para livrar o mundo da maldição do pecado e do engano de Satanás. Lucas apresenta Jesus como o filho do Homem para a salvação da alma (Lc 19.10).

Jesus Cristo como Salvador é tipificado no rosto de homem. Este é o esboço da doutrina da Salvação:

Jesus Cristo Salva



a - O Rosto do Homem, Jesus Cristo o Salvador
b - O Evangelho: Lucas
c - Como apresenta Jesus? Como Filho do Homem
d - Símbolo da Salvação: A Cruz Vazia
e - Cor simbólica na Bandeira: Vermelho (Escarlate


2. Jesus Cristo, o Batizador no Espírito Santo


Ele é o Batizador no Espírito Santo e no fogo para que a Igreja deixe de ser tímida e fraca e pregue o Evangelho com Intrepidez. João apresenta Jesus como o Filho de Deus, para batizar e abençoar o crente (João 1.33-34).
Jesus Cristo como Batizador no Espírito Santo é tipificado no Rosto de Leão. Temos o seguinte esboço para o estudo desta doutrina:

Jesus Batiza no Espírito Santo



a - O Rosto de Leão  / Jesus Cristo o Batizador no Espírito Santo
b - O Evangelho João
c - Como apresenta Jesus? Como Filho de Deus
d - Símbolo do Batismo no Espírito Santo: A Pomba     
 e - Cor simbólica na Bandeira: Amarelo (Ouro)


3 – Jesus Cristo, o Grande Médico

Para a humanidade adoecida, tanto na alma como no corpo, Jesus é o Grande Médico curador. O Evangelho de Marcos apresenta Jesus como Servo de Deus, para ministrar a cura divina no corpo e na alma do homem (Mc 6.56; 10.45).

Jesus Cristo como Médico dos médicos é tipificado no Rosto de Boi. Temos o seguinte esboço desta doutrina:

Jesus Cristo Cura


a - O Rosto de Boi , Jesus Cristo, o Médico
b - O Evangelho: Marcos
c - Como apresenta? Jesus Como Servo
d - Símbolo da Cura Divina: O Cálice
e - Cor simbólica na Bandeira: Azul


4 – Jesus Cristo, o Rei Que Há de Vir

Para o mundo cansado de guerras, lutas, cobiças, ódio e sofrimentos, Jesus é o Rei que traz a verdadeira paz. O Evangelho de Mateus apresenta Jesus Cristo como o Rei que há de vir, para trazer a verdadeira paz ao mundo (Mt 25.31).

Jesus Cristo, como Rei que há de vir é tipificado no Rosto de Águia. Temos o seguinte esboço desta doutrina:


Jesus Cristo Voltará

a - O Rosto de Águia ,Jesus Cristo, o Rei que há de vir..
b - O Evangelho: Mateus
c - Como apresenta? Jesus O Rei
d - Símbolo da Volta de Cristo: A Coroa
e - Cor simbólica na Bandeira :Roxo (Púrpura)

Esta são as quatro Doutrinas Cardinais do Evangelho Quadrangular.



CORES E SIGNIFICADOS NA BANDEIRA QUADRANGULAR


Vermelho - A salvação pelo sangue de Cristo

Amarelo  - O Batismo com o Espírito Santo / Jesus é aquele que batiza

Azul  - A cura que vem do céu / Jesus Cristo o Grande Médico

Púrpura  - A cor da realeza / Jesus Cristo o Rei que Voltará

O quadrado - A Bíblia aberta

O quatro - O Evangelho Quadrangular

A cruz - O sacrifício de Cristo

As franjas amarelas - Missões / O evangelho Quadrangular envolvendo o Mundo