quarta-feira, 22 de julho de 2009

Quem foi Lucifer

QUEM FOI LUCIFER
“Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dizer-te: Assim diz o Senhor Deus: Tu eras o selo da perfeição, cheio de sabedoria e perfeito em formosura. Estiveste no Éden, jardim de Deus; cobrias-te de toda pedra preciosa: a cornalina, o topázio, o ônix, a crisólita, o berilo, o jaspe, a safira, a granada, a esmeralda e o ouro. Em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados. Eu te coloquei como querubim da guarda; estiveste sobre o monte santo de Deus; andaste no meio das pedras afogueadas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que em ti se achou iniqüidade.(Ez.28:12-18)
O profeta Ezequiel fala do mais grandioso ser que Deus criou no princípio da criação, um ser que tinha força, sabedoria, beleza, glória e autoridade jamais igualada por outra criatura. No livro de Isaías ele é o “filho da Alva” – Lúcifer. Literalmente, seu nome significa “O Brilhante” ou “Estrela da Manhã”. É descrito como “o selo da perfeição”, o que originalmente significa um padrão de perfeição. É descrito também como “cheio de sabedoria e formosura”, o mais belo e sábio de toda as criaturas.

ÉDEN DE LÚCIFER
De acordo com Dr. Olson, em seu livro “O Plano Divino Através dos Séculos” o Éden de Lúcifer não é o Éden do tempo de Adão, em que o diabo entrou como rebelde usurpador. Acredita-se ser um Éden anterior ao qual Lúcifer presidia e ocupava alta posição. É interessante compararmos as pedras mencionadas aqui com aquelas de Ap.21:11-21. Esse esplendor talvez indique algo da glória do palácio em que Lúcifer residia.

O QUE FEZ LÚCIFER
“Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste lançado por terra tu que prostravas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono; e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do norte; subirei acima das alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. Contudo levado serás ao Seol, ao mais profundo do abismo. (Is.14:12-15).

A maior catástrofe da história da criação universal foi sem dúvida, a desobediência a Deus por parte de Lúcifer, e a conseqüente queda de talvez um terço dos anjos que se juntaram a ele em sua maldade. Sua queda ocorreu quando o orgulho tomou conta do seu ser. Isso foi procedido de cinco “eis”, que demonstravam o seu espírito insubmisso e exaltado, e foram:

1o) “Eu subirei ao céu”.

2o) “Acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono”.

3o) “No monte da congregação me assentarei”.

4o) “Subirei acima das mais altas nuvens”.

5o) “Serei semelhante ao altíssimo”.
O orgulho tomará conta da mente e do coração dessa criatura, a qual foi criada para ser uma benção, mas que escolheu ser contrário ao Seu Criador. São fatos como esses que nos mostram a grandeza do nosso Deus. Na queda dos anjos vemos o quanto o Senhor é perfeito e maravilhoso. Ele nunca criou uma criatura robótica, que simplesmente recebe ordens, mas sim a todos concedeu o livre arbítrio (o fato de podermos escolher o nosso destino). Saber que Lúcifer caiu, que o homem seguiu o mesmo destino, nos leva a contemplar quão grandioso é o Senhor. Hoje de livre e espontânea vontade podemos escolher servir ao Senhor. Aleluia!!!

QUEM É LuCIFER HOJE?
Hoje Lúcifer não é mais um anjo de luz, mas sim um anjo de trevas e maldade. Sabemos entretanto que pode transfigurar-se em um anjo de luz (IICo.11:14). O seu ódio pela humanidade parece que cresce a cada dia. Ele não conseguiu vencer a Deus e assim voltasse-se para o homem a mais sublime das criaturas criadas pelo Senhor. Satanás é um ser inteligente, uma personalidade hostil, inimigo declarado de Deus e dos homens. A Bíblia inteira o apresenta resistindo a Deus e perturbando a paz das nações, com guerras, destruição e miséria. As maiorias dos homens são presas fáceis, por enquanto, mas o Espírito do Senhor está levantando um povo que conhece a autoridade que foi dada com a morte e ressurreição de Cristo.

Referencias: Isaias 14:12-15, Ezequiel 28:13-18, II Pe. 2:4, Apoc. 12:4, Apoc. 12:7-9, Apoc. 6:13

Nenhum comentário: