IMPLANTANDO CÉLULAS


Implantando Células

Introdução

Temos a expectativa de que a implantação da metodologia de Células em nossa Igreja, vai possibilitar-nos um grande crescimento quantitativo e qualitativo, possibilitando-nos a cumprir a Grande Comissão do Senhor Jesus, que é a de fazer discípulos. Vamos trabalhar com excelência para que possamos até superar as nossas expectativas, consolidando e discipulando e atraindo cada vez mais pessoas para Jesus.
A idéia de Células está apresentada de maneira bem simples em Atos 5.42, que mostra os cristãos se reunindo nos lares e no templo, todos os dias compartilhando o Evangelho.
Precisamos estar conscientes de que a implantação desta metodologia é tarefa árdua, que exige de nós grande dedicação num trabalho de equipe. A motivação principal é a de atrair muitos e muitos que não conhecem Jesus, para apresentar-lhes o Evangelho, para que, pelo poder transformador do Espírito Santo, possam receber graciosamente a salvação através do reconhecimento de Jesus como único e suficiente salvador.
Por preconceitos, muitas pessoas se recusam a ir às Igrejas, mas quando o convite é feito para ir a um lar, onde se pode conversar, argumentar e sentir a comunhão das pessoas com Jesus, as barreiras são quebradas, sendo as Células uma ponte para a Igreja. A Célula é, portanto uma porta de entrada da Igreja, pois delas as pessoas são convidadas para a Igreja, e neste processo ocorre a conversão a Cristo, e podem ser batizadas, iniciando assim uma nova trajetória de vida com Cristo, por meio da consolidação e discipulado.
A formação de muitos novos líderes seguirá em conseqüência do desenvolvimento das Células. Os líderes de Células serão preparados para pregar, cuidar e acompanhar a trajetória cristã de cada novo convertido, fazendo atendimento, visitas e muito mais, facilitando assim o trabalho do pastor titular da Igreja.
Eu já havia tentado implantar esta metodologia em nossa Igreja a alguns anos atrás, mas, por não ter me dado ao trabalho de ir visitar outras Igrejas em Células, não soube fazê-lo  de forma correta. Porém desta vez estou fazendo corretamente, pois já tenho ido visitar outras Igrejas bem sucedidas em Células, para aprender o jeito certo, buscando as informações necessárias para que possamos desta vez fazermos juntos, como equipe, um trabalho excelente para o Reino de Deus.
O principal trabalho que precisamos fazer para implantarmos as Células corretamente é a consolidação dos novos convertidos. Por isso vamos estudar primeiro sobre a Grande Comissão e a Consolidação.
Nos primeiros anos de nossa Igreja no bairro Pe. Eustáquio, mais precisamente, passando do ano de 1991 para 1992, tivemos a inspiração de dar um curso sobre discipulado em nossa recém fundada Escola de Ministério Local Crisma. Naquela ocasião, preparamos uma apostila intitulada: “Aconselhamento Pessoal”, ensinando que cada ganhador de almas deveria tornar-se conselheiro pessoal do novo convertido, conduzindo-o a firmar-se na fé para tornar-se discípulo.
Com esta visão da Escola de Ministério Crisma, sempre tivemos em mente ensinar que cada membro da Igreja é ministro de Cristo, pois “todos têm a unção que vem do Santo e todos têm o conhecimento” (1 João 2.20), e que nenhum crente é “leigo”, pois leigo é o que nada sabe; ignorante; que desconhece. Ora, sendo que todos os salvos têm a unção e o conhecimento, logo nenhum de nós é leigo.
Este estudo sobre Consolidação é a atualização da nossa antiga apostila sobre “Aconselhamento Pessoal”, agora revestida desta nova visão da Igreja em Células, sabendo o que estamos fazendo e para onde iremos dentro da visão. Na verdade, o que nós chamávamos de “Aconselhamento Pessoal”, é o que agora, na visão da Igreja em Células, chamamos de Consolidação.
É preciso que cada membro da Igreja passe por todo o processo da visão: Pré-Encontro, Encontro, Pós-Encontro e Escola de Discípulos e Escola de Líderes, para depois, cada um possa ser enviado para produzir frutos nas Células de Multiplicação. Cada um precisa tornar-se discípulo, leal, fiel, ensinável, íntegro, pronto para servir em humildade. Cada um precisa ser consolidado através do processo da visão, tornando-se consolidador, com vistas a fazer de cada novo convertido consolidado, um novo discípulo, que também passará por todo o processo, conduzindo outros novos a este mesmo caminho.
Esperamos com o presente estudo, ajudar cada consolidador nesta tão nobre tarefa de consolidar vidas para o Senhor Jesus.

O Que São Células?

É necessário que cada pessoa que está abraçando conosco esta estratégia entenda bem o que é uma Célula. Para isso acho interessante primeiro falar o que NÃO É Célula.
Célula NÃO É:
Grupo de oração – É um tipo de grupo de pessoas que se reúnem para orar e interceder. É um trabalho de altíssima importância na Igreja, mas NÃO É CÉLULA, e não produz frutos de evangelismo e discipulado, mas tem o seu lugar de grandiosa importância na Igreja.
Grupo de Estudo Bíblico – É também um tipo de grupo importante, porque estuda a Bíblia. Mas não gera comunhão nem consolidação e discipulado e nem evangelismo, e geralmente começa grande e vai minguando até acabar, portanto, grupo de estudo bíblico não é Célula, e Célula NÃO É grupo de estudo bíblico.
Grupo de Crescimento – É um tipo de grupo interessando no crescimento espiritual, mas é feito num ambiente fechado, e também não gera evangelismo, nem consolidação ou discipulado, portanto NÃO É uma Célula.
Grupo de Apoio – É semelhante aos Alcoólatras Anônimos (AA). É um tipo de grupo que busca a terapia para cura de males e traumas dos participantes. É um grupo, que, sem dúvidas leva o amor, apoiando pessoas necessitadas, mas não gera evangelismo, consolidação e discipulado, portanto, NÃO É CÉLULA.
Ponto de Pregação – É um tipo de estratégica evangelística, que até ganha almas, mas não produz comunhão, consolidação e discipulado. As pessoas vem e vão, em busca de alguma bênção, mas não se comprometem nem se firmam na Igreja. Portanto, NÃO É CÉLULA.
Mini-igreja – É um tipo de trabalho nos lares, em que o pregador faz tudo imitando os trabalhos da Igreja local. Neste tipo de grupo também há evangelismo, conversões, mas não gera comunhão, consolidação e discipulado comprometido, portanto NÃO É CÉLULA.

I - O Que é Célula

A Célula é A IGREJA que se reúne aos domingos nos cultos de celebração no templo, e durante a semana, nas casas, com o objetivo de evangelizar, promover comunhão, consolidação e discipulado, confraternização, edificação e serviço para o Reino de Deus. As Células são pequenos grupos de membros da Igreja, que se reúnem, pelo menos uma vez por semana numa casa, escola ou numa empresa, enfim, se reúnem com dia, horário e local definidos, para desenvolver um crescimento centrado na Bíblia.
Não é um sistema de governo da Igreja, e sim, uma estratégia eficaz de evangelização, consolidação, discipulado, comunhão e pastoreio. São grupos da Igreja que se reúnem nos lares, escolas, empresas, enfim em um local específico em dia e horário específico, gerando vida de Cristo, promovendo um evangelismo de grande importância para alcançar pessoas para Cristo, cuidando delas, para que sejam pastoreadas por líderes treinados pelo pastor da Igreja.
Uma Célula é um grupo de quatro até no máximo quinze pessoas que se reúnem semanalmente no mesmo local determinado, que normalmente é numa casa, mas pode ser numa empresa ou numa escola. Este grupo celular busca cumprir os mandamentos das Escrituras de amar uns aos outros, estando ao mesmo tempo integralmente ligados e comprometidos à Igreja Local e com o olhar voltado para os campos que estão prontos para a colheita, isto é, as pessoas ao redor, que precisam conhecer a salvação em Cristo.
O grupo celular busca ser uma comunidade, e portanto, é muito mais do que uma simples reunião semanal, portanto gera relacionamentos fora dos cultos e das reuniões. Os cultos na Igreja e as reuniões das Células são apenas uma parte da vida da comunidade. O relacionamento entre todos os participantes é o mais importante, pois é aí que verdadeiramente crescemos como servos, aprendendo a viver a vida cristã, suprindo uns aos outros em suas carências em amor.
A Célula promove edificação dos crentes, sendo o seu foco o evangelismo e a multiplicação, pois crentes edificados tornam-se discípulos produtivos (João 15.16). Portanto, a reunião da Célula tem um certo tom evangelístico, e também de edificação, visando como resultado a multiplicação de discípulos produtivos.
Uma_Clula_Nunca_se_Divide
A Célula tem horário e local definidos para a reunião, promovendo um senso de identidade, comunhão, constância e segurança. As Células podem ser mistas, mas pode também ser homogêneas. Quer dizer que há Células com vários tipos de pessoas misturadas, e pode também haver Células só de mulheres, ou só de homens, ou só de jovens, ou só de adolescentes, Células de casais e também Células de crianças.
Jesus é o centro de tudo nas Células, e só assim é que elas podem alcançar todo o seu potencial como Célula verdadeira. Elas permitem que a Igreja cresça em influência na sociedade, e o seu alvo é a multiplicação de discípulos, sendo esta a motivação principal.
Enfim a Célula não é um jugo pesado para seus participantes. Ela não rouba nenhuma parte de nossa vida. Está centralizada em Cristo e tudo o que fazemos se dá em função de cumprir a Grande Comissão (Mateus 28.18-20).

II – Os Objetivos de Uma Célula

As Células tem pelo menos três grandes objetivos principais: Comunhão, Edificação e Evangelismo. Vejamos cada um deles.
Comunhão
É o desenvolver de uma vida compartilhada, com alvos em comum e uma aliança mútua, gerando o crescimento do amor ao Senhor Jesus, à Igreja, e de uns pelos outros.
A comunhão é uma das principais características do verdadeiro cristianismo, porque ela retira as impurezas, de forma semelhante a que o sangue tem o poder de retirar as impurezas do nosso organismo, enquanto circula por todo o corpo. Assim a vida de Deus circulando entre membros do corpo de Cristo expele todo tipo de impureza na vida dos mesmos. Quanto mais vida de Deus fluir em um grupo, maior será a expressão da santidade pessoal.
É nos relacionamentos que manifestamos quanto da vida de Deus há em nós. Estando ligados uns aos outros em vínculo de amor convivemos com mais espontaneidade, e as impurezas do pecado vão sendo eliminadas. A verdadeira vida cristã como Igreja não consiste em FAZER COISAS, mas se formos membros uns dos outros, ajudados e consolidados pelo auxílio de toda junta e medula, o Corpo de Cristo efetua seu próprio crescimento pela vida de Cristo (Romanos 12.5; Efésios 4.16).
A Comunhão Trás Vida
A comunhão faz com que a vida de Deus circule entre os membros do Corpo de Cristo, e isso destrói as setas do diabo e expulsa os demônios invasores. É necessário que cada membro compreenda a importância de estarmos juntos, ministrando uns aos outros, funcionando como um só Corpo, nesta relação viva promovida e desenvolvida nas Células.
A Comunhão Alimenta o Corpo
No corpo humano os membros são supridos e alimentados pelo sangue, e de forma semelhante a vida de Deus circula entre os membros da Igreja por meio da comunhão, suprindo e alimentando uns aos outros. Os membros da Igreja são alimentados pela Palavra ministrada nos cultos do templo, mas nas Células há um tipo de fortalecimento ainda maior, porque vai além de apenas aprender algo novo, pois nas Células há oportunidade de ver e ouvir repetidamente o mesmo ensino, num relacionamento espontâneo entre os irmãos, e assim, a comunhão alimenta o membro e fortalece a vida de Deus em cada um.
A Comunhão Aumenta a Fé
O cristão que não está experimentando uma vida de intimidade numa Célula não percebe o real sentido do que significa ser membro do Corpo. A comunhão é que nos supre de energia e vigor espiritual, porque libera o poder de Deus, que é a Sua própria vida liberada a todos os que estão conectados no Corpo. Porque a oração de um grupo unido é poderosa, bem como o louvor e adoração, que trás a vida de Deus (Salmo 22.3).
A Comunhão Mantém a Temperatura Espiritual
O sangue mantém a temperatura do corpo humano. De forma semelhante, uma Célula cheia de vida de Deus é calorosa, por causa do fogo do Espírito Santo. Normalmente aqueles que andam sozinhos se esfriam na fé, porque estão só. Portanto, o individualismo não pode fazer parte do verdadeiro cristianismo.
A comunhão é uma das melhores estratégias de evangelismo, porque Jesus disse que o mundo nos reconhecerá como Seus discípulos se nos amarmos uns aos outros (João 13.35). Este amor é testemunhado pela comunhão. A vida de Deus opera em nós por meio desta união (Efésios 4.16). Por isso é que cada líder deve priorizar a comunhão do grupo, para que cada membro esteja vinculado em amor uns aos outros, tendo a quem se sujeitar em amor para receber edificação e suprimentos espirituais (Efésios 5.21).
Todos precisam estar unidos pelo discipulado. Normalmente aquele que ganhou o novo convertido para Cristo é o seu discipulador, mas mesmo aqueles que já estão na Igreja a mais tempo devem se submeter a um discipulador, alguém reconhecido como mais maduro e experiente na fé. Ninguém pode permanecer sozinho no meio da Igreja. Todos devem estar ligados neste vínculo do amor, comunhão e discipulado.
Edificação
A Célula é o melhor ambiente para crescimento espiritual, edificação e disciplina em amor por meio da Palavra compartilhada e do compromisso com as funções e privilégios da Igreja local. Na Célula o ensino não é quantitativo, mas sim de qualidade e ministrado de forma correta, na unção do Espírito Santo (1 João 2.20,27), num nível em que o fogo do Espírito arde em cada coração durante a ministração da Palavra. Quando somos incendiados pela Palavra de Deus, contagiamos o grupo todo.
A ministração da Palavra de forma correta não consiste em erudição e nem de profundos conhecimentos teológicos, mas sim de um coração incendiado pela revelação do Espírito Santo, que traz luz de Deus no seu espírito para ministrar de forma calorosa e correta, para que todos sejam alcançados.
Evangelismo
Note que em Atos 5.42 está escrito que todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar e de pregar Jesus, o Cristo. Quero destacar que eles ENSINAVAM e também PREGAVAM. O ensino é para edificação, e a pregação para ganhar novas almas para Cristo. A Célula é uma das melhores estratégias para inserirmos novos membros na Igreja, alimentando-os, consolidando-s e suprindo-os em tudo. Assim a Célula é também uma estratégia muito forte para evangelismo.
Componentes_da_Celula

IV – Serviço

Cada crente e ministro de Cristo e despenseiro dos mistérios de Deus (1 Coríntios 4.1-2). Um ministro é alguém contratado e comissionado para determinado serviço. E nós fomos comissionados pelo Senhor Jesus para servir uns aos outros em amor. E a Célula proporciona esta oportunidade para servirmos.
Servir a Deus vai muito mais além de fazer coisas na Igreja, como canta, orar, pregar, dar aula na Escola Bíblica, ser diáconos, diaconisas, recepcionistas, etc. Servir a Deus é exercer os dons e aplicar nossos conhecimentos para ajudar e edificar uns aos outros, e as possibilidades são inumeráveis.
Enfim, servir uns aos outros é a máxima expressão do cumprimento do novo mandamento de Jesus, de nos amarmos uns aos outros como Ele nos amou (João 13.34). Quando uma Célula alcança estes quatro objetivos: comunhão, edificação, evangelismo e serviço ela se torna como um pedaço do céu na terra.
Multiplicacao_de_Celulas