QUADRANGULAR NO BRASIL

A Chegada do Evangelho Quadrangular ao Brasil

"Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações". (Mt 28.19)

A Igreja do Evangelho Quadrangular foi fundada pela Missionária Aimee Semple McPherson em Oakland, Califórnia, em 1922, tendo o seu primeiro templo sede em Los Angeles. Mas a obra Quadrangular herdou de sua fundadora a missão designada pelo Senhor Jesus Cristo, de ir a todo o mundo e pregar o Evangelho a toda criatura (Mc 16.15), e tem lançado seus ramos frutíferos para todas as direções do mundo, de tal forma que, hoje pode-se dizer que "o sol nunca se põe sobre a bandeira Quadrangular". Isto é porque o Evangelho Quadrangular está estabelecido nos quatro cantos da terra.

A IEQ no Brasil

Para cumprir o IDE do Senhor aqui no Brasil, Deus preparou um garoto nascido em 27 de novembro de 1913, na cidade de Hollywood nos Estados Unidos, chamado Harold Edwim Willians. Conta-se que o jovem Harold, influenciado pela cidade do cinema, chegou a atuar em alguns filmes de faroeste, desempenhando papéis violentos. Porém, Deus tinha melhores planos para este talentoso jovem.

Harold Willians estudou teologia no Seminário L.I.F.E. da Igreja Internacional, concluindo seus estudos em 1940. Antes de tornar-se ministro do Evangelho, casou-se com Mary Elisabeth, a qual já era pastora formada da I.E.Q. nos E.U.A.

Após alguns anos exercendo o ministério pastoral como líder da mocidade de onze Estados americanos, Harold sentia uma insatisfação inquietante, e percebeu que Deus o estava chamando para a obra missionária no exterior.

Foi então enviado para assumir a direção de uma escola da Igreja do Evangelho Quadrangular na Bolívia, na cidade de Trinidad, onde permaneceu somente por um ano.



Rev. Harold Willians, fundador da I.E.Q. no Brasil, em 1951.


Em 1945, o Pr. Harold Willians fez amizade com o Missionário Hermínio Vasquez, o qual muito o incentivou na obra missionária. Juntamente com Hermílio, Harold entrou no Brasil em maio de 1946, pelo porto de Guaraja-mirim. Chegaram em Porto Velho, e descendo toda a extenção do Rio Amazonas chegaram até Belém, no Pará.

Depois chegaram a Santos, e em seguida em São Paulo. Seguiram logo após para Poços de Caldas em Minas Gerais. Nesta cidade, o Pr. Willians dedicou tempo aprendendo a língua portuguesa para melhor pregar a mensagem Quadrangular aos brasileiros.

A Primeira Obra Quadrangular no Brasil

No ano de 1951, o Pr. Harold Willians voltou para o Estado de São Paulo e fundou a primeira obra Quadrangular na cidade de São João da Boa Vista, fazendo campanhas evangelísticas com um seu amigo, o Pr. Raymond Boatright. Até 1952, o movimento limitava-se a esta cidade paulistana, sem alcançar grande expressão. Porém um templo foi construido pelo Pr. Willians naquela cidade, onde em 1953 houve um grandioso reavivamento em meio às campanhas evangelísticas do Pr. Haroldo e do Conferencista Pr. Boatright. Daí nasceu a Cruzada Nacional de Evangelização.

Assim é que foi fundada em 15 de novembro de 1951 a Igreja Evangélica do Brasil de doutrina Quadrangular, como ramo autônomo da "International Church of the Foursquare Gospel", cuja sede fica em Los Angeles no Estado da Califórnia, E.U.A.

Mas a obra, por aquele tempo, não alcançava grande expressão. Parecia estagnada, apesar das campanhas de cura divina, nas quais Deus operava coisas extraordinárias pelas mãos do Rev. Willians. Ele sabia que estava no centro da vontade de Deus e desejava realizar uma grande obra que repercutisse em todo o Estado de São Paulo e se expandisse por todo o Brasil. Mas como fazê-la?

Com esta santa inquietação de espírito é que o Rev. Harold Willians decidiu fazer um jejum de 40 dias, a fim de buscar direção divina. Neste período de jejum e oração, ele teve como que um arrebatamento espiritual e uma visão de campanhas evangelísticas para grandes multidões por meio de tendas de lona.

Reanimado com esta visão, projetou um plano de evangelização para o Brasil, através de 24 tendas de lona, sendo que metade delas seria doa da pela I.E.Q. dos Estados Unidos, e a outra metade pelos brasileiros.

Apresentou este plano ao diretor de Missões da Quadrangular americana e recebeu ajuda do presidente internacional da I.E.Q. para armar a primeira tenda no Brasil.

Assim o Pr. Willians armou a primeira tenda no Cambuci em São Paulo, nos primeiros dias de março daquele ano de 1953, tendo como convidado o Pr. Raymond Boatright. Foi uma explosão de milagres e maravilhas que deu início a um grande reavivamento no Brasil, repercutindo por toda a nação logo em seguida. Os jornais da capital paulista noticiaram por várias semanas os acontecimentos daquela tenda diferente.

O povo passava e parava, pensando que era um circo, mas todos ficavam surpresos ao olhar para a placa do "circo"para saber qual seria a programação e ao invés de anunciar um espetáculo circense, a placa exibia os seguintes dizeres: CRUZADA NACIONAL DE EVANGELIZAÇÃO. E abaixo destes dizeres lia-se o anúncio do conferencista Raymond Boatrigt. Nesta primeira tenda cabia três mil pessoas. Milhares foram salvos e curados.




Esta foi a primeira tenda no bairro do Cambuci em São Paulo.


A partir daí a Cruzada Nacional de Evangelização alcançou novas dimensões e milhares de almas se renderam a Cristo.

Daí em diante, milhares e milhares de pessoas iam sendo acrescentadas à Cruzada, que ia crescendo mais e mais, erguendo tendas e mais tendas da Cruzada em muitas outras cidades e outros Estados brasileiros.

O Rev. Harold Willians, então realizou cruzadas evangelísticas em tendas levantadas em várias cidades brasileiras, partindo a obra para o Rio de Janeiro e outros Estados. Efetuou também a compra do grande terreno situado à Praça Olavo Bilac, 90, em 1957, onde foi construída a sede nacional da Igreja do Evangelho Quadrangular brasileira. Milhares e milhares de pessoas foram batizadas nas águas e no Espírito Santo, operando Deus um grande reavivamento.

Hoje, a I.E.Q. brasileira está instalada em todo o território nacional, contando com mais de seis mil Igrejas estabelecidas além dos muitos pontos de pregação e congregações. São mais de nove mil pastores Quadrangulares credenciados, pregando o Evangelho a toda criatura e fazendo discípulos de todas as nações, pois a I.E.Q. Brasileira tem enviado missionários a outros países.

Devemos ser gratos a Deus por homens e mulheres como Harold Willians e sua esposa Mary Willians, que deixaram sua terra natal para trazerem a nós esta mensagem que transformou nossas vidas. Devemos seguir este exemplo de busca da vontade de Deus e realização de grandes planos e projetos audaciosos que transformam a história de uma nação.

Erguei os vossos olhos

O que Harold e Mary Willians fizeram foi justamente isto: Eles ergueram os olhos para o Brasil e viram que os campos brasileiros estavam prontos para a colheita.

"Erguei os vossos olhos e vede os campos, pois já branquejam para a ceifa". (Jo 4.35)

Você que estuda esta lição, saiba que você e sua família são frutos desta grande obra da Igreja do Evangelho Quadrangular no Brasil. Olhe para a sua família, para seus vizinhos, amigos, colegas, conhecidos e desconhecidos e veja que você foi chamado para pregar o Evangelho a toda criatura, (Mc 16.15) para que você produza frutos para a vida eterna, pois para isso é que Jesus escolheu você (Jo 15.16).